segunda-feira, 25 de abril de 2011

Palestrantes

José Augusto Cabral de Barros
Possui graduação em História, Filosofia e Medicina (UFPE), Especialização em Saúde Pública (USP), Mestrado em Programa de Pós Grado En Medicina Preventiva - Universidad Autónoma de Barcelona (1994), Mestrado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutorado em Programa de Salud Pública y Metod.Invest.Biomédica - Universidad Autónoma de Barcelona (1995). Fêz Pós-doutorado no Ministerio de Sanidad y Consumo (Agencia Española del Medicamento) em 2002/3. Desenvolveu atividades acadêmicas na UFPE, de 1979 a 2006, e na condição de Prof.Visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora (Departamento de Saúde Coletiva) no biênio 2007/2008. Atua como consultor de Saúde em Debate, Ciência & Saúde Coletiva, Revista Saúde e Sociedade, Revista de Saúde Pública, Cadernos de Saúde Pública, entre outros periódicos da área da saúde coletiva. Foi co-fundador da SOBRAVIME (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos) e da AIS (Acción Internacional para la Salud) e desempenhado funções na direção dessas entidades que atuam em favor do uso racional dos medicamentos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Farmacoepidemiologia, desenvolvendo atividades de ensino, treinamento de pessoal (tanto na graduação, como na pós-graduação, além de formação de técnicos de órgaos de Saúde Pública) e pesquisa nesse campo, com ênfase para os determinantes e consequências do uso irracional de medicamentos, politica de medicamentos, medicalização, estratégias promocionais da industria farmaceutica, tendo publicado livros e inúmeros artigos sobre esses temas.

Maria Lurdemiler Saboia Mota
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - FAMED/UFC(1998) e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - FAMED/UFC(2004). Atualmente é Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Docência de Farmacologia e Cuidados Clínicos. livre:enquadramento funcional-docente dos cursos de: especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva da Universidade estadual do Ceará;especialização em Enfermagem em Cardiologia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem em estomaterapia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem em nefrologia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem obstétrica da Universidade estadual do Ceará. Consultora ad hoc do CNPq/SUS na áres de oncologia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia, cuidados clínicos, oncologia e terapia intensiva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Estudo de erros com medicamentos da USP/RP". Atualmente é graduanda em Farmácia.

Silvana Nair Leite

Possui graduação em Farmacia pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005). É professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Farmácia. Mebro do Comitê Gestor do inct_if (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inovação Farmacêutica-Cnpq). É Conselheira do Conselho Regional de Farmácia de SC e diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Santa Catarina. Avaliadora do SINAES. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Saúde Coletiva e Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de medicamentos, saúde publica, assitencia farmaceutica e educação farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário